Porto de Guangzhou/Cantão – saiba mais sobre esse importante porto chinês!

Hoje nós vamos falar sobre um dos portos mais antigos, movimentados e importantes do mundo, o Porto de Cantão, localizado na cidade onde a Comexland está presente nessa semana, Guangzhou.

A Comexland está na China participando da 135ª edição da Canton Fair, quer saber mais detalhes sobre esse evento tão importante para o Comércio Exterior? Clique aqui e acesse o nosso conteúdo! 

A cidade de Cantão (ou Guangzhou) possui uma população de aproximadamente 15 milhões de habitantes, sendo a terceira mais populosa da China e ela é conhecida internacionalmente no mundo dos negócios como a cidade-sede da “Canton Fair”.

Com uma localização estratégica às margens do rio das Pérolas, o porto de Guangzhou tem sido um centro vital de comércio marítimo por séculos! Estima-se que o Porto de Cantão tenha sido o primeiro porto chinês a fazer negócios com o ocidente, transações comerciais realizadas ainda no século VII. Pesquisas ainda mais antigas mostram que há 200 anos antes de Cristo, aproximadamente, já haviam operações de comércio exterior na região. O porto também foi crucial durante o período das famosas Rotas da Seda Marítima, sendo um importante ponto de encontro entre os comerciantes chineses e estrangeiros que buscavam boas oportunidades no país, facilitando o intercâmbio de mercadorias, culturas e ideias entre o Oriente e o Ocidente.

Atualmente, o porto de Guangzhou continua sendo um dos portos mais movimentados da China e desempenha um papel crucial no comércio internacional. Com instalações cada vez mais modernas e tecnológicas, alta capacidade de armazenamento e manuseio de cargas e uma localização estratégica, o porto continua sendo um local crucial na cadeia de abastecimento global e uma porta de entrada importante para o comércio internacional da China.

Guangzhou x Brasil

Com o crescente aumento das relações comerciais entre a China e o Brasil, em setembro de 2023, o porto de Guangzhou inaugurou a sua primeira rota regular de transporte direto para o Brasil, sendo esta a quinta rota marítima a um país do BRICS que o porto abriu no ano passado.

Essa primeira embarcação continha cerca de 600 contêineres de 20 pés e levou diversos tipos de mercadorias para o Porto de Santos, como veículos, diversas máquinas, equipamentos elétricos e manufaturados no geral.

É provável que pelo menos oito navios sejam implementados nessa rota tão importante para o nosso país, gerando ainda mais economia e eficiência nas importações brasileiras. Assim como nas importações, a rota também estimula as exportações brasileiras e sulamericanas para a China.