Por que a Europa deve estar no radar de quem atua com comércio exterior em 2025-2026?

Nos últimos meses, o cenário do comércio exterior tem sofrido alguns abalos, impactando diretamente o Brasil e diversas economias ao redor do mundo. A recente decisão do presidente americano Donald Trump de impor tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros acendeu o alerta em muitas empresas brasileiras que mantêm relações comerciais com os Estados Unidos. Essa elevação nas tarifas dos Estados Unidos sobre nossas exportações compromete diretamente a competitividade do produto brasileiro em solo americano e exige um redirecionamento estratégico por parte das empresas que atuam com comércio exterior.
Nesse novo contexto, a Europa surge como uma alternativa promissora para os exportadores brasileiros que buscam novos mercados para ampliarem os seus negócios. Com uma economia estável, altamente industrializada e um consumo interno robusto, o continente europeu apresenta inúmeras oportunidades para quem deseja manter ou expandir sua presença internacional. Além disso, os laços comerciais entre Brasil e Europa têm se fortalecido nas últimas décadas, com destaque para o acordo Mercosul-União Europeia, ainda em negociação final, mas com potencial para reduzir tarifas e facilitar o acesso de produtos brasileiros ao mercado europeu.
De fato, os negócios com a Europa já representam uma parte relevante da balança comercial brasileira. Produtos do agronegócio, alimentos, bebidas, têxteis e cosméticos têm conquistado espaço em países como Alemanha, França, Holanda e Portugal. Além disso, a importação da Europa também tem sido estratégica para o Brasil, com entrada de equipamentos de alta tecnologia, fertilizantes químicos, insumos industriais e maquinário de ponta.
Apostar em negócios internacionais com a Europa é também uma forma de diversificar mercados e reduzir a dependência de parceiros comerciais sujeitos a instabilidades políticas, como atualmente ocorre com os EUA. A previsibilidade jurídica, a padronização de normas técnicas e a valorização da sustentabilidade no continente europeu favorecem empresas brasileiras que estejam preparadas para atender aos altos padrões exigidos.
Para apoiar empreendedores, indústrias e profissionais que desejam exportar para a Europa, o curso “Da Fábrica ao Euro” foi criado como uma solução prática e estratégica, ensinando o passo a passo sobre como levar seu produto ao mercado europeu, desde a adequação documental e regulatória, até estratégias logísticas e de marketing internacional.
Não perca a oportunidade de se tornar um especialista em negociações internacionais com os países Europeus. Clique aqui para conhecer mais sobre a European Cargo e realizar a sua inscrição!