Por que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia fortalece o Brasil?

Compartilhe

Estamos falando de um acordo comercial histórico entre uma linha de livre comércio representada por 31 países, 720 milhões de pessoas, um PIB combinado de USD 22 trilhões que representa aproximadamente 25% do PIB mundial. Será a segunda movimentação de cargas mais importante do mundo, ficando atrás somente da China.

Mas este acordo representa muito mais do que a redução de tarifas de impostos para os produtos importados, ele reposiciona o Brasil no tabuleiro geopolítico global, fortalecendo a sua capacidade de negociação com outros parceiros fortes e estratégicos.

Ao garantir acesso preferencial de empresas europeias ao mercado brasileiro, o acordo altera o cálculo de governos em países como o Japão, Coréia do Sul e Canadá. Esses países passam a temer uma perda significativa de influência econômica, o que tende a acelerar negociações comerciais com o Mercosul.

O acordo com a União Europeia torna acordos com os países sul-americanos mais atraentes e aumenta a sua força de barganha em rodadas de negociações futuras. Esse efeito é potencializado por um fator geopolítico central: O Brasil detém cerca de 20% das reservas globais de minerais críticos, essenciais para a indústria de alta tecnologia.

Dentro de um cenário atual, cada vez mais os países estão estudando reduzir a dependência extrema da China, que é o país detentor do percentual mais alto de terras raras no mundo. O Brasil passa a ser um país promissor de novas negociações e acordos comerciais.

Embora a implementação oficial do acordo ainda dependa da apuração detalhada do parlamento europeu, o cenário atual indica uma força ao início deste acordo provisoriamente em 2026, países como Alemanha e Espanha já querem iniciar essas tratativas.

Do ponto de vista Brasileiro, é uma conquista estratégica, quanto maior o número de parceiros comerciais e políticos, maior a autonomia internacional e o poder de negociação.

Este acordo também vai na contramão de todas as turbulências geopolíticas de implementação de taxas, assim como quebra de acordos e parcerias comerciais, provando ao mundo que o multilateralismo e a quebra de barreiras comerciais é extremamente importante para o crescimento econômico dos países.

Erika Forner
Erika Forner
Erika Forner se tornou especialista no mercado Europeu, com mais de 20 anos de experiência na área de Agenciamento de Cargas, Erika esteve à frente de equipes de importação e exportação, negociação, composição de preços e serviços. Além disso, Erika tem expertise em estudo de mercado no continente Europeu, agilidade e qualidade nas operações.