Quais são os produtos mais exportados por estado?
Por que exportar?
Exportação é a venda de um produto ou serviço para outra nação, isso ocorre quando o país já satisfaz sua demanda interna e tem potencial para satisfazer as necessidades externas também. A troca de bens e serviços entre países pode ocorrer por diferentes motivos:
- Diferentes condições climáticas que podem impossibilitar a produção de determinado alimento ou limitar a determinada época do ano em alguns países.
- A diversidade mineral do solo e a presença ou ausência de recursos naturais em quantidade suficiente para a produção de alimentos.
- A capacidade produtiva, alguns países conseguem produzir mais que outros.
- A mão de obra especializada e qualificada e a capacidade tecnológica de um país, que faz com que determinada nação possa oferecer inovações a outras.
A exportação é excelente para um país, tanto na micro quanto na macroeconomia, pois resulta na entrada de capital no território nacional, com a presença de maior investimento externo e, consequentemente, na geração de empregos. A venda internacional ainda permite impulsionar a competitividade interna, fenômeno que ocorre, pois, as empresas que buscam se internacionalizar precisam necessariamente se adequar ao mercado externo. Outra vantagem que deve ser citada é a redução de riscos, uma vez que a empresa deixa de depender apenas da economia do mercado interno para ter sucesso.
Leia mais: Fluxograma exportação – Passo a passo.
Exportações brasileiras
O Brasil é um grande exportador e todos os anos são encerrados com a balança comercial positiva, ou seja, com mais exportações do que importações. Por possuir uma grande extensão territorial, o Brasil é rico em recursos naturais e possui um grande potencial produtivo de exportação. Por outro lado, ainda existe uma grande necessidade de agregar valor aos produtos exportados e buscar diversificar o mercado de compradores.
- Os principais produtos exportados pelo Brasil são: soja, petróleo, minério de ferro, açúcares, celulose, café, milho, algodão, frutas e diferentes tipos de carnes.
- Os principais estados exportadores são: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Bahia.
- Os principais destinos de produtos brasileiros são: China, Estados Unidos, Holanda, Canadá, Japão, Alemanha, Espanha, Chile e México.
- Os principais tipos de contêiner e de cargas exportadas via marítimo:
Tipo de container
Imagem: Plataforma BigData LogComex
- Os principais armadores responsáveis pelas exportações brasileiras são: MSC, Hamburg Sud, Hapag Lloyd, Maersk, CMA-CGM e ONE.
Unidades Federativas listadas por Ranking na Exportação:
São Paulo #1
- Representação das exportações brasileiras: 20,4%
- Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda, México e Chile.
- Principais produtos exportados: açúcares e melaços, aeronaves e outros equipamentos, soja, petróleo e demais produtos da indústria da transformação.
Minas Gerais #2
- Representação das exportações brasileiras: 12,61%
- Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e Holanda.
- Principais produtos exportados: minério de ferro e seus concentrados, café não torrado, soja, ferro gusa, spiegel, ferro-esponja, grânulos e pó de ferro ou aço e ferro ligas e carne bovina (resfriada ou congelada).
Rio de Janeiro #3
- Representação das exportações brasileiras: 10,97%
- Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Espanha, Índia, Portugal, Holanda, Singapura, Chile, Argentina e Coreia do Sul.
- Principais produtos exportados: petróleo, produtos semiacabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço, motores e máquinas não elétricos.
Pará #4
- Representação das exportações brasileiras: 9,87%
- Principais parceiros comerciais: China, Malásia, Alemanha, Japão, Noruega, Estados Unidos, Itália e Bélgica.
- Principais produtos exportados: minério de ferro e seus concentrados, minério de cobre e seus concentrados, óxido de alumínio e alumínio, soja, carne bovina (refrigerada ou congelada) e demais produtos da indústria da transformação.
Mato Grosso #5
- Representação das exportações brasileiras: 8,73%
- Principais parceiros comerciais: China, Vietnã, Holanda, Espanha, Tailândia, Turquia, Indonésia, Irã, Japão e Egito.
- Principais produtos exportados: soja, milho, carne bovina (refrigerada ou congelada), algodão e ouro (não monetário).
Paraná #6
- Representação das exportações brasileiras: 7,88%
- Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Paraguai, Japão, Colômbia, Coreia do sul e México
- Principais produtos exportados: carne de aves e suas miudezas comestíveis (refrigeradas ou congeladas), soja e farelo de soja, papel e cartão, celulose e açúcares e melaços.
Rio Grande do Sul #7
- Representação das exportações brasileiras: 6,73%
- Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Argentina, Bélgica, Uruguai, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Chile e Paraguai.
- Principais produtos exportados: soja, celulose, tabaco, calçados, couro e carne de aves e suas miudezas comestíveis.
Goiás #8
- Representação das exportações brasileiras: 3,9%
- Principais parceiros comerciais: China, Espanha, Holanda, Estados Unidos, Coreia do Sul, Tailândia, Japão, Vietnã e Hong Kong.
- Principais produtos exportados: carne bovina (refrigerada ou congelada), soja, açúcares e melaços, couro, ferro gusa, spiegel, ferro esponja, grânulos e pó de ferro ou aço e ferro-ligas, ouro e demais produtos da indústria da transformação.
Santa Catarina #9
- Representação das exportações brasileiras: 3,89%
- Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Argentina, México, Chile e Japão.
- Principais produtos exportados: soja, carne de aves e suas miudezas, demais produtos da indústria da transformação e carne suína (refrigerada ou congelada).
Bahia #10
- Representação das exportações brasileiras: 3,75%
- Principais parceiros comerciais: China, Cingapura, Estados Unidos, Argentina, Suíça, Holanda, Canadá, Alemanha e Bélgica.
- Principais produtos exportados: celulose, petróleo, ouro, soja, algodão, cobre, cacau em pó e demais produtos da indústria da transformação.
Mato Grosso do Sul #11
- Representação das exportações brasileiras: 2,79%
- Principais parceiros comerciais: China, Estados Unidos, Hong Kong, Holanda e Argentina.
- Principais produtos exportados: celulose, carne bovina (refrigerada ou congelada), soja, milho, açúcares e melaços, couro e demais produtos da indústria da transformação.
Espírito Santo #12
- Representação das exportações brasileiras: 2,46%
- Principais parceiros comerciais: Estados Unidos, China, Malásia, Países Baixos, Canadá, Egito, Turquia e Argentina.
- Principais produtos exportados: cal, cimento e materiais de construção, celulose, produtos semiacabados, lingotes e outras formas primárias de aço, minério de ferro, café não torrado e especiarias.
Maranhão #13
- Representação das exportações brasileiras: 1,61%
- Principais parceiros comerciais: China, Canadá, Estados Unidos, Espanha e Holanda.
- Principais produtos exportados: alumina (óxido de alumínio), soja, celulose, ouro (não monetário), minério de ferro e seus concentrados e demais produtos da indústria da transformação.
Ceará #14
- Representação das exportações brasileiras: 0,9%
- Principais parceiros comerciais: Estados Unidos, China, Canadá, Turquia, México, Holanda, Coreia do Sul e Bélgica.
- Principais produtos exportados: produtos semiacabados, lingotes e outras formas primárias de ferro ou aço, calçados, geradores elétricos, frutas e nozes, mel natural, couro, sucos de frutas e demais produtos da indústria da transformação.
Pernambuco #15
- Representação das exportações brasileiras: 0,8%
- Principais parceiros comerciais: Singapura, Argentina, Estados Unidos, Holanda, Uruguai, Colômbia e Reino Unido
- Principais produtos exportados: petróleo, veículos de passageiros e para transporte de mercadoria, açúcares, melaços e frutas e nozes.
Rondônia #16
- Representação das exportações brasileiras: 0,7%
- Principais parceiros comerciais: Hong Kong, China, Holanda, Egito, Chile, Estados Unidos, Espanha, Turquia e México.
- Principais produtos exportados: soja, carne bovina (refrigerada ou congelada), madeira, algodão e milho.
Tocantins #17
- Representação das exportações brasileiras: 0,7%
- Principais parceiros comerciais: China, Espanha, Hong Kong, Egito, Tailândia, Rússia, Turquia e Japão.
- Principais produtos exportados: soja, milho, carne bovina (refrigerada ou congelada).
Amazonas #18
- Representação das exportações brasileiras: 0,4%
- Principais parceiros comerciais: Venezuela, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha, China, Bolívia, Paraguai, Itália, Equador e Vietnã.
- Principais produtos exportados: alimentos e produtos comestíveis, motocicletas e bicicletas motorizadas e veículos para inválidos, açúcares e melaços, ferro-gusa, ferro esponja ou aço e ferro-ligas, talheres, madeira, cereais, margarina e reduções, máquinas para escritório, frutas e nozes e sucata e resíduos de metais ferrosos.
Piauí #19
- Representação das exportações brasileiras: 0,3%
- Principais parceiros comerciais: China, Irã, Estados Unidos, Tailândia, Alemanha, Egito e Espanha.
- Principais produtos exportados: soja, ceras vegetais, castanha de caju, mel, óleo de soja, quartzitos e couro.
Alagoas #20
- Representação das exportações brasileiras: 0,2%
- Principais parceiros comerciais: Estados Unidos, Argélia, Canadá, Reino Unido, Geórgia, Indonésia, Nigéria, Venezuela, Croácia, Uzbequistão, Armênia e Portugal.
- Principais produtos exportados: açúcares e melado, álcool, soja, milho, tabaco em bruto e resíduos e sucata de metais ferrosos.
Rio Grande do Norte #21
- Representação das exportações brasileiras: 0,2%
- Principais parceiros comerciais: Estados Unidos, Singapura, Holanda, Reino Unido e Espanha
- Principais produtos exportados: frutas e nozes, petróleo, tecidos de algodão, matérias brutas de animais e outros minerais em bruto
Amapá #22
- Representação das exportações brasileiras: 0,1%
- Principais parceiros comerciais: Canadá, Suíça, China, Japão, Portugal, Dinamarca, Estados Unidos, Rússia, Tailândia, Emirados Árabes Unidos e China.
- Principais produtos exportados: Ouro, não monetário (excluindo minérios de ouro e seus concentrados) minérios de ferros, madeira, soja, frutas e demais produtos da indústria da transformação.
Roraima #23
- Representação das exportações brasileiras: 0,09%
- Principais parceiros comerciais: Venezuela, Rússia, Holanda, Turquia e Guiana.
- Principais produtos exportados: soja, açúcares e melaços, gordura ou óleo vegetal, margarina e reduções, despojos comestíveis de carne, cereais e arroz.
Distrito Federal #24
- Representação das exportações brasileiras: 0,08%
- Principais parceiros comerciais: Emirados Árabes Unidos, China, Arábia Saudita, Japão, Índia, Estados Unidos, Portugal, Tailândia, Hong Kong, Itália, Paraguai e Turquia.
- Principais produtos exportados: ouro, carnes e aves e suas miudezas (refrigeradas ou congeladas), soja, milho e petróleo.
Paraíba #25
- Representação das exportações brasileiras: 0,06%
- Principais parceiros comerciais: Estados Unidos, França, Holanda, Bélgica, Austrália, Filipinas, China, Itália e Espanha.
- Principais produtos exportados: calçados, álcoois, fenóis-álcoois e seus derivados halogenados, sulfonados, nitrados ou nitrosados, açúcares e melaços, sucos de frutas ou de vegetais, minérios concentrados dos metais base, pedra, areia e cascalho, frutas e nozes e soja.
Sergipe #26
- Representação das exportações brasileiras: 0,02%
- Principais parceiros comerciais: Holanda, Bélgica, Estados Unidos, Espanha e Itália.
- Principais produtos exportados: suco de frutas, calçados, açúcares e melaços e demais produtos da indústria da transformação.
Acre #27
- Representação das exportações brasileiras: 0,02%
- Principais parceiros comerciais: Hong Kong, Peru, Estados Unidos, Bolívia, Holanda, China, França, Bélgica, Itália, Paraguai e Portugal.
- Principais produtos exportados: madeira, carne suína e carne bovina e outras carnes refrigeradas ou congeladas, frutas e nozes, soja, milho e resíduos e sucata de metais ferrosos, couro e demais produtos da indústria da transformação.
* Os dados apresentados neste artigo são relativos ao último ano: 2020
* As exportações e importações detalhadas com o critério UF consideram os Estados de origem e destino declarados do produto. Este critério não deve ser confundido com o critério UF Domicílio Fiscal, que diz respeito à sede da empresa exportadora/importadora. Dependendo da escolha do critério (UF ou UF Domicílio Fiscal), os valores serão diferentes.
*Leia a análise do último ano: Participação dos estados no Comércio Exterior
Artigo escrito por Kauana Benthien A. Pacheco
Precisa de produção de conteúdo de Comércio Exterior e Logística para o seu blog e/ou redes sociais? Entre em contato conosco: [email protected]