Comexland participa de imersão empresarial no Panamá

WhatsApp Image 2025 03 24 at 22.19.25

O Panamá vem atraindo olhares de diversas empresas brasileiras que visam a diversificação dos seus negócios e a obtenção de receita em dólar, expandindo assim a sua atuação na América Latina. Viemos conhecer de perto as inovações do país nessa imersão de negócios em que estamos debatendo diversos temas como comércio exterior, criação de holding, abertura de empresas, isenção fiscal e expansão comercial.

Sobre o Panamá

O Panamá é dos países mais estratégicos para o comércio global, graças à sua localização privilegiada e ao Canal do Panamá, uma das rotas marítimas mais importantes para o comércio exterior. O país interliga as Américas do Norte e do Sul, fazendo fronteira com a Costa Rica, a Colômbia e o Caribe. A sua população é de aproximadamente 4,3 milhões de habitantes e sua capital é a Cidade do Panamá.

Sua economia é impulsionada pelo setor de serviços, que representa mais de 75% do PIB, com destaque para logística, comércio internacional, finanças e turismo. Lá também está a Zona Franca de Colón, onde artigos de todas as classes são vendidos sem a incidência de impostos de importação. Grande parte desses produtos são oriundos da China, Hong Kong, Japão e Estados Unidos.

O setor bancário panamenho também chama bastante atenção na América Latina, atraindo muitos investimentos internacionais devido à sua política fiscal favorável. A moeda oficial do país é o balboa, mas o dólar americano circula livremente, garantindo estabilidade cambial.

No comércio exterior, o Panamá mantém relações fortes com os Estados Unidos, China e países da América Latina, exportando produtos como bananas, camarões, ouro e derivados de petróleo.

O Canal do Panamá

Um dos marcos mais conhecidos do país é o “Canal do Panamá”, um canal que foi construído artificialmente, possui 77,1 quilômetros de extensão e conecta o oceano Atlântico ao Pacífico. Ele foi inaugurado em 1914 e desde então o fluxo de navios aumenta ano a ano, girando em torno de 14.000 navios anualmente.

Em 2016, uma expansão bilionária foi concluída, permitindo a passagem de navios maiores, os chamados Neo-Panamax, e aumentando a capacidade de carga. Essa é uma rota crucial para o comércio de grãos, petróleo e contêineres e de extrema importância para a geração de empregos e renda na região.

Por que o Panamá?

O país possui uma série de benefícios para as empresas que estão em fase de expansão, como a sua localização estratégica e privilegiada, tornando-o um importante hub nas Américas. Além disso, o Panamá vem ganhando destaque em termos econômicos e fiscais, visto que a sua economia está crescendo em diferentes segmentos e o país oferece benefícios fiscais para empresas e investidores, fazendo com que muitas empresas (brasileiras, inclusive) se estabeleçam no país e aproveitem as vantagens oferecidas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse país? Nos acompanhe através do Instagram @comexland nessa imersão e fique por dentro de mais novidades e curiosidades do Panamá!

Kauana Pacheco
Kauana Pacheco
Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.