11062b e8b2bc39e0b742fab07cc9ea20aa8c6f mv2 d 5757 3843 s 4 2 1

Como a Automatização pode ajudar agentes de carga?

No último artigo conhecemos a aplicação do Big Data no Comércio Exterior,  nesse artigo vamos abordar como o Big Data somado com a automação podem revolucionar as operações de comércio exterior.

O que é automatização?

Automatização, ou automação nasceu para facilitar o dia a dia no mundo digital, atividades antes feitas por determinadas pessoas, hoje podem ser realizadas sem interferência humana.

Quando falamos em substituição de atividades de pessoas por tecnologia, muitas pessoas têm medo, porém como em todas as revoluções, profissões desaparecem para novas e melhores surgirem. Funcionários anteriormente contratados  para envio de follow up e busca de informações, agora podem ser capacitados para outras áreas que visem maior valor a empresa.

No comércio exterior, podemos falar de dois tipos de automatização: Industrial e comercial.

Na automatização industrial falamos de grandes máquinas operadas sozinhas, isso é muito comum em portos europeus e asiáticos, podemos observar portos sem nenhuma pessoa operando empilhadeiras, contêineres e outras máquinas.

Já na automatização comercial falamos de ferramentas que auxiliam na otimização de processos, utilizando mais softwares do que hardwares. Como é o caso de envios automáticos de e-mails.

Como a automatização pode ajudar agentes de carga?

Como analisamos no artigo passado, o agente de carga recebe um grande volume de informações, porém de nada servem essas informações se não interpretadas e apresentadas ao cliente final de forma correta.

Um bom agente de carga que opere em importação e/ou exportação deve atualizar o seu cliente diariamente sobre o status da carga, o follow up deve ser preciso, no tempo certo e com as informações certas. Por esse motivo, a melhor forma de enviar um follow up de embarque da carga é utilizando ferramentas de automatização e Big Data.

O profissional de agenciamento deve otimizar ao máximo seu tempo, ao invés de buscar informações em diferentes sites, plataformas e alimentar planilhas, é essencial possuir um único sistema capaz de atualizar as informações automaticamente e enviar a cada cliente.

Para garantir a qualidade no serviço, é extremamente importante que na automatização comercial exista customização e personalização. Cada cliente deve ser tratado individualmente conforme suas solicitações e peculiaridades para  sentir que está sendo cuidado por uma outra pessoa e não por um robô.

Os benefícios da automatização com o BigData no comércio exterior são:

Compliance

Já pensou enviar dados de um cliente para outro? Isso pode resultar em multas milionárias para o agente de carga. A quebra de compliance é um risco muito grande no comércio exterior e com a automatização pode ser evitado.

Agilidade nos processos

Os agentes de carga sempre estão aguardando alguma informação para dar o próximo passo, a automatização  reduz esse tempo de espera, pois a atualização de novas informações se dá de forma automática.

Melhor posicionamento no mercado

Com maior visualização de todas as etapas e melhor alocação dos recursos, a empresa se torna mais competitiva no mercado, porque além de oferecer o serviço de qualidade aos clientes, ela ainda possui tempo hábil para ir em busca de novos mercados para explorar.

Decisões assertivas

Com Management Report realizados automaticamente e um sistema com diversos dados integrados, a tomada de decisão se torna mais rápida e assertiva, pois melhora diversos fatores como: Otimização do tempo e maior visualização dos objetivos e metas da empresa, trazendo transparência para a equipe e para os clientes.

Esse artigo foi escrito por Kauana Pacheco para Ux Comex

Gosta de tecnologia e inovação no comex? Sugestões de leitura na área:

POR QUE 2020 É O ANO DEFINITIVO DE MUDANÇAS NO COMÉRCIO EXTERIOR?

A porta para o futuro – Porto de Hamburgo

A onda 4.0 no Comércio Exterior – Conheça as empresas que já estão surfando.

Seu emprego está garantido na indústria 4.0?

Kauana Pacheco

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.