Brasil + Chile
A relação entre o Chile e o Brasil se enriqueceu duplamente na última semana, o intercâmbio econômico entre esses países tende a aumentar significativamente a partir do novo acordo assinado e de algumas novidades.
Atualmente, o Brasil exporta para o Chile produtos manufaturados diversos, como ônibus, caminhões, máquinas, químicos, medicamentos e produtos primários petróleo, carne bovina e de ave e café. Já o Chile exporta para o Brasil metais como cobre e minérios, ferro e aço, pescados como salmão,frutas,adubos,bebidas,químicos orgânicos e químicos inorgânicos. Ou seja, são grande parceiros comerciais.
Após 4 rodadas de negociação entre Brasil e Chile o processo foi encerrado. Sebastián Piñera, presidente do Chile visitou Brasília, na sexta feira (19/10) onde firmou acordo com o presidente brasileiro Michel Temer, que visa a aproximação entre os dois países através do livre comércio.
“Não teremos fronteiras que nos separem, pelo contrário só pontes que nos unem” Sebastián Piñera
Brasil e Chile concluem negociações para acordo de livre comércio
Os países possuem uma grande relação comercial e tende a aumentar após o acordo de livre comércio firmado no dia 19 de outubro. Segundo Temer e Piñera não se trata mais de redução de barreiras tarifárias e sim de algo muito mais significativo: O LIVRE COMÉRCIO.
“O novo acordo contribuirá para impulsionar os fluxos de comércio e investimentos entre Brasil e Chile, nos setores tanto de bens quanto de serviços”
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informa que o novo acordo ampliará o comércio entre os dois países.
Chile vai oficializar até o fim do mês retomada das importações de carne de frango do RS
Após 12 anos de suspensão de importação de carne de frango por parte do Chile, o país reconheceu o Rio Grande do Sul como estado livre da Doença de Newcastle. A partir de novembro desse ano, após a oficialização por parte do serviço sanitário Chileno as exportações de carne de frango para o Chile poderão ser retomadas.
Eliminação de cobrança de ligações entre Chile e Brasil
Brasil e Chile se comprometeram a eliminar a cobrança de ligações internacionais de um país para o outro (roaming). Essa ação ira ajudar na comercialização de serviços entre os dois países.
Igualdade de gênero, direitos humanos, democracia e o crescimento latino americano
Igualdade de gênero, pela primeira vez foi discutido em um acordo bilateral e ressaltou a importância da mulher no mercado de trabalho e principalmente, o estimulo às mulheres empreendedoras.
É a primeira vez que o Brasil assume, em acordo bilateral, compromissos envolvendo comércio eletrônico, práticas regulatórias, transparência em anticorrupção, cadeias regionais e globais de valor, gênero, meio ambiente e assuntos trabalhistas.
Ambos os presidentes enalteceram a importância da democracia, dos direitos humanos estabelecidos e a integração econômica dos países latino americanos.
– Esse texto foi escrito previamente no Linkedin
Tags: #acordocomercial #relaçõesinternacionais #igualdadedegenero #brasil #chile