Brasil e Argentina no Comércio Exterior: entenda essa importante relação!

A relação política e comercial entre Brasil e Argentina é de extrema importância para ambos os países, com uma história rica de cooperação e também de desafios. Desde o fim da ditadura militar nos anos 1980, os dois países têm trabalhado para estreitar laços com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, a estabilidade política e a integração regional na América do Sul.

Essa relação bilateral tem se caracterizado por períodos de cooperação intensa e também por tensões. Nos anos 1990, por exemplo, a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul), juntamente com o Paraguai e o Uruguai, foi um importante marco para a região, aumentando a integração econômica dos países sul-americanos, reduzindo tarifas de importação e facilitando o comércio entre os membros.

Nos anos 2000, Brasil e Argentina continuaram buscando novas oportunidades e criando iniciativas de integração, resultando inclusive na criação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Comércio Exterior

É claro que essa crescente relação política também iria impactar o comércio exterior, que é um dos principais pilares da economia de ambos os países. O Brasil é um dos principais parceiros comerciais da Argentina e vice-versa, sendo os grandes destaques das nossas importações oriundas da Argentina os seguintes produtos:

  • Veículos para transporte de mercadorias
  • Veículos de passageiros
  • Óleos brutos de petróleo
  • Trigo e centeio Leite, creme de leite e laticínios 
  • Motores de pistão

Por outro lado, nas exportações, os grandes destaques dos produtos brasileiros destinados ao mercado argentino, são:

  • Soja
  • Partes e acessórios de veículos
  • Veículos de passageiros
  • Minério de ferro
  • Energia elétrica

Dados: MDIC – 2023

No ano passado, a Argentina foi o terceiro principal destino das nossas exportações e a 4ª principal origem de tudo que importamos!

Como se pode perceber, o setor automotivo é muito importante na relação comercial entre os dois países. Sendo assim, desde o início do Mercosul, houve diversos acordos específicos para este setor, permitindo um fluxo significativo de veículos e autopeças entre as duas economias, principalmente.

Além do comércio exterior, a relação Brasil x Argentina abrange a cooperação em setores estratégicos, como energia e infraestrutura, trazendo benefícios significativos para ambos os países. Projetos conjuntos de infraestrutura, como a construção de gasodutos e a integração de redes elétricas, são exemplos de áreas onde a cooperação pode gerar ganhos mútuos.

O que achou de saber mais sobre essa importante parceria bilateral? Continue de olho em nossas publicações e fique por dentro das novidades e curiosidades do comércio exterior!