Como Criar um Ambiente Melhor no Comex

Como Criar um Ambiente Melhor no Comex?

“Reunir-se é um começo, 

permanecer juntos é um progresso

e trabalhar juntos é sucesso”

Henry Ford

Em primeiro lugar é preciso entender que ademais das paredes físicas, as empresas são constituídas por pessoas, ou ainda para usar uma frase impactante, “um CNPJ é a soma de vários CPFs”, já parou para pensar nisso?

Dessa forma qualquer mudança que se queira promover, passa obrigatoriamente por investir nas pessoas, e, por investir entenda-se contribuir com o seu processo de crescimento e desenvolvimento constante.

Outro ponto importante, é que se faz necessário incluir as pessoas em processos decisórios.

No mundo corporativo nada se constrói sozinho, ou pelo menos não deveria. 

Caminhamos cada vez mais rumo a construção de ambientes humanizados e colaborativos e, como fazer isso sem pensar nas pessoas? Impossível, não é mesmo?!

Quando olhamos para a área de Comércio Exterior em particular, vemos que ainda há bastante espaço para a construção de melhores ambientes de trabalho e, para que isso ocorra, quero ressaltar alguns pontos que considero importantes de serem trabalhados: 

Lideranças Melhores Preparadas para Lidar com Pessoas e não só com Processos

Normalmente os postos de liderança na área de Comex são ocupados por pessoas que possuem um bom conhecimento técnico e que realizam um bom trabalho e, ponto.

Olha, ao longo da minha carreira, eu não fui exceção.

Acontece que quando chegam em cargos de liderança, essas pessoas não estão preparadas para lidar com outras pessoas e, a partir daí, diversos “problemas” se instalam.

Então, para que isso não ocorra, comece por criar planos de desenvolvimento para os cargos de liderança que inclua treinamentos prévios à sucessão na nova posição e, se isso não for possível, pelo menos que esse plano de treinamento inicie quando o colaborador ocupar a nova posição.  

Não o deixe sozinho nessa jornada e, não o desampare.

Eu super recomendo um desenvolvimento inicial com foco em Autoconhecimento, Inteligência Emocional e algumas Habilidades Comportamentais como Empatia, Escuta Ativa e Comunicação Assertiva.

Acredite, preparar adequadamente um colaborador para ocupar um cargo de liderança faz toda a diferença.

Construção de Ambiente de Trabalho (psicologicamente) Seguro

Escrevi recentemente 2 posts no Linkedin abordando esse tema, o qual considero urgente de ser trabalhado e de extrema importância. Convido você à leitura de ambos em sua totalidade, pois aqui irei ressaltar apenas alguns pontos relevantes. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a incidência crescente de problemas de saúde mental entre a população trabalhadora traz impactos diretos à produtividade. 

E, de acordo com a ISMA-BR (International Stress Management Association), o Brasil é o segundo país com maior número de trabalhadores com Síndrome de Burnout.

Esse cenário é bem grave e preocupante e, para mim, mostra que definitivamente as empresas precisam investir em criar ambientes seguros para seus colaboradores.

Por ambiente seguro, entenda-se um ambiente “psicologicamente” seguro, onde “as pessoas se sintam à vontade para serem elas mesmas, com liberdade para se expressarem e darem a sua opinião, sem medo, pois sabem que serão acolhidas e respeitadas e isso gera confiança”.

Isso é o que eu acredito e, o que também enfatiza a professora de Harvard Amy Edmondson, que foi quem apresentou o conceito de segurança psicológica pela primeira vez.

Esse é um processo de construção “Top Down”, pois deve estar enraizado na cultura da empresa, ser praticado por suas lideranças para que chegue até os seus colaboradores.

Por isso, desenvolver as suas lideranças com o olhar para as pessoas, se torna imperativo para que essa construção de um ambiente seguro também ocorra.

Desenvolvimento de Equipes Colaborativas

Como diz Christian Barbosa “Colaboração é o conjunto de esforços, recursos e pessoas que desenvolvem juntas uma série de atividades com o objetivo de alcançar um resultado”.

O ponto que vejo na área de Comex é que existe ainda muita competição ao invés de colaboração.

E isso é o que vi ao longo da minha carreira nessa área e, ainda vejo perpetuar nos dias de hoje.

É um grande NÓS versus ELES.

O Operacional x o Comercial x o Financeiro x o Customer Service e, por aí vai…

E isso não é culpa de ninguém em específico. Estão todos apenas “puxando a sardinha” para o seu lado.

Os profissionais de Comex são até bem solidários e simpáticos com os colegas de profissão, porém ainda há espaço para evoluirmos e sermos mais Empáticos.

Se olharmos para o nosso passado, veremos que fomos educados desde cedo a sermos competitivos, pois em boa parte do nosso processo de aprendizado, somos avaliados individualmente e, só passa o aluno que tirar boas notas.

Já na vida adulta quando chegamos no mundo corporativo temos que colaborar com outras pessoas, construir juntos, mas sem termos aprendido corretamente como fazer isso fica difícil, não é mesmo?

Aqui, como no tópico das lideranças, é necessário muito treinamento e desenvolvimento dos colaboradores para que essa mudança ocorra.

Criar grupos de treinamento e trabalho multidisciplinares, irá contribuir bastante nesse processo também.

E, no dia a dia promover ações para que um colaborador conheça e entenda um pouco mais sobre o trabalho do outro, é de grande ajuda.

Como exemplo, pode ser o comercial conhecer um pouco mais do operacional, ou vice e versa e, até conhecer um pouco mais sobre o cliente, o produto, a cadeia à qual se está inserido, etc.

Durante minha trajetória sempre procurei saber os impactos do meu trabalho na cadeia como um todo e, é algo que promovi em minhas equipes. 

Vale a pena praticar!

Esquema do Ambiente de Trabalho Ideal by GR

 

 

É importante ter em mente que nenhuma construção acontece da noite para o dia. É uma jornada que quanto antes iniciarmos, melhor para o processo de crescimento, evolução e sucesso.

E quem ganha com isso?  Todos, sem exceção.

Vamos juntos!

 

Gislaine Rossi

Coach e Mentora para o Comex e para a Vida. É também Mãe, Esposa e Amante da vida. Fundadora da GR Consultoria e Desenvolvimento Humano. Após uma carreira de 30 anos no mundo corporativo voltados ao Comércio Exterior, onde exerceu inclusive cargos de liderança em multinacionais de grande porte, se reinventou para poder justamente ajudar aos profissionais e líderes da área de Comex a se desenvolverem.

Para saber mais acesse o site

mersin eskort - adana eskort bayanmersin eskort - adana eskort bayan