Como fazer RADAR EXPRESSO?

O que é RADAR?

RADAR significa Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, nada mais é do que a habilitação para que a pessoa jurídica possa operar no comércio exterior, ou seja, importar ou exportar uma mercadoria.

Esse registro é um dos documentos que garante a regularidade da empresa perante a Receita Federal, por esse motivo, o RADAR é o primeiro passo para quem está iniciando seus trâmites no comércio exterior e possui como objetivo fornecer dados contábeis, fiscais e aduaneiros em tempo real para a RFBR.

Não é possível realizar nenhuma operação seja de importação ou de exportação se não a empresa não possuir o RADAR, porque além de não ter acesso ao SISCOMEX, realizar operações sem essa habilitação é ilegal.

As modalidades do RADAR:

  • Habilitação Pessoa Física: Concedido para importações próprias, que não caracterizem comércio.
  • Habilitação Expressa: A pessoa jurídica pode importar até US$ 50.000,00 durante 6 meses e é a mais fácil de ser obtida, pois tem menos pré-requisitos para apresentar à Receita Federal. Não havendo limites para exportação.
  • Habilitação Limitada: A pessoa jurídica pode importar até 150 mil dólares a cada 6 meses. Não havendo limites para exportação.
  • Habilitação Ilimitada: A pessoa jurídica que deseja importar mais que 150 mil dólares semestralmente. Não havendo limites para exportação.

Mesmo existindo três tipos de modalidades, esse artigo abordará a Habilitação Expressa e como ela deve ser solicitada, uma vez que foi considerada uma inovação com uma grande redução de burocracias.

Como solicitar o RADAR Expresso?

É possível emitir o RADAR Expresso em poucos cliques, o primeiro passo para solicitação é a empresa possuir o Certificado Digital do CPF e do CNPJ, que deve ser realizado junto com a Autoridade Certificadora Habilitada.

Com o seu certificado digital instalado em seu computador, utilize o ecpf para acessar o Portal Habilita e selecionar a opção “Habilitar empresa”, como indica a imagem abaixo:

Após entrar na opção de habilitação, clique em Cadastro de Intervenientes e na sequência clique em “requerer habilitação” , selecione o cnpj desejado da sua empresa (é indicado todos os CNPJs vinculados ao seu CPF).

Na sequência deve ser selecionado a opção “Habilitação Expressa” e confirmar a solicitação.

Pronto, seu radar expresso está pronto! Se restar alguma dúvida sobre o deferimento, basta consultar o termo de deferimento ou acessar a Situação de Habilitação para Operar no Comércio Exterior, disponível no site da Receita Federal.

Se você achou os procedimentos acima complicado, nós estamos a disposição para te ajudar. E não se esqueça, ao contrário da facilidade da emissão do RADAR Expresso, as operações de Comércio Exterior são de extrema complexidade, por esse motivo, é necessário uma empresa especialista que te auxilie em todos os trâmites da sua importação e/ou exportação.

Artigo escrito por Kauana Benthien A. Pacheco

Kauana tem seis anos de experiência no comex, é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É criadora da página de conteúdo sobre comércio exterior, a ComexLand, onde escreve sobre Economia Global e Comércio Internacional.

#ComoImportar #ComoExportar #RADARImportacao #RADARComercioExterior

 

Kauana Pacheco

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.