Mato Grosso do Sul: participação do estado nas exportações e importações brasileiras.

Sobre o estado

Dando sequência à nossa série sobre a importância de cada estado brasileiro nas nossas exportações e importações, hoje iremos falar sobre a economia Sul-Mato-Grossense e sua importância para o Brasil como um todo.

Localizado na Região Centro-Oeste, o estado limita-se com o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de dois países sul-americanos, Paraguai e Bolívia. Possui Campo Grande como sua capital e 79 municípios, com uma população baixa, se comparada à sua extensão territorial, cerca de 2,8 milhões de habitantes, enquanto sua área é a sexta maior dentre os estados brasileiros, o equivalente ao tamanho de toda a Alemanha.

O tereré, patrimônio imaterial do estado, é a bebida típica da região, sendo o Mato Grosso do Sul o estado-símbolo e maior produtor de erva-mate da Região Centro-Oeste do Brasil. A agropecuária do estado é um dos principais pilares de sua economia, assim como atividades extrativistas, o turismo e a indústria rural. O estado possui um dos maiores rebanhos bovinos do país e se destaca também na produção de grãos, cana-de-açúcar e mandioca.

Exportações e Importações do Mato Grosso do Sul

No ano passado, o Mato Grosso do Sul ocupou a 12ª colocação do ranking dentre os estados exportadores, o equivalente a cerca de 2,5% de tudo o que o país exportou. Nas importações, ele ficou na 16ª colocação. A China foi o principal destino das exportações do estado, com cerca de 45% de participação seguida dos Estados Unidos, Holanda, Chile, Argentina, Itália e Hong Kong 

Nas importações, a Bolívia foi a principal fornecedora para o estado, dos US$2,6 bilhões importados no ano, US$1,15 bilhão foram oriundos de lá. A China, os Estados Unidos, Chile e Paraguai também foram importantes fornecedores para Mato Grosso do Sul.

Mas afinal, o que o que o estado exporta e importa? A soja e a celulose se destacam como os principais produtos exportados pelo estado, juntos eles equivalem a quase 60% de tudo o que o estado exporta. A carne bovina, farelos de soja, açúcares e carne de aves também são importantes produtos da pauta exportadora. Já nas importações, o gás natural é o principal destaque, com cerca de 45% de participação, além disso, adubos, fertilizantes químicos e cobre também são produtos altamente demandados pelo Mato Grosso do Sul.

Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior é produtora de conteúdo da página ComexLand, possui experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

Iara Neme

Graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

adana eskort - eskort adana - mersin eskort - eskort mersin - adana eskort bayanadana eskort - eskort adana - mersin eskort - eskort mersin - adana eskort bayan