O profissional do Comércio Exterior em 2022

No nosso último artigo, falamos sobre as principais tendências do Comércio Exterior para 2022. Hoje, iremos abordar como os profissionais da área devem se preparar para enfrentar esse novo cenário, que já vem mostrando mudanças significativas e promete muitas novidades e novos procedimentos que poderão beneficiar diversas empresas a partir do próximo ano que em breve se iniciará.

Aumento na demanda de trabalho

Uma das melhores notícias é que VAI TER MUITO TRABALHO, então quem ainda não atua na área mas pretende iniciar sua carreira no Comércio Exterior, fiquem atentos que novas vagas surgirão para suprir a crescente demanda do setor. Essa afirmativa foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que divulgou que em 2022 as exportações devem crescer mais de 30% em relação a este ano e as importações saltarão quase 17%, abrindo oportunidades de empregos e de novos negócios que movimentam a nossa economia.

Tecnologia e novos recursos

Além do crescimento do setor como um todo, os profissionais da área também se beneficiarão com as novas medidas que visam a desburocratização dos processos, tendência que já estamos vendo em 2021 com a implementação de novas tecnologias e a automatização das operações. No entanto, os profissionais devem se manter sempre informados e atentos a essas mudanças que permitirão que os trabalhos sejam executados de uma forma mais leve. um bom profissional de comércio exterior já tem esse comportamento como regra do seu dia a dia, pois sabemos que tudo acontece muito rápido nesse ramo e precisamos estar sempre nos atualizando para buscar as melhores soluções de tributação, transporte, rota e fornecedores para os clientes.

Commodities

Não é novidade que o Brasil é um dos principais players no mercado internacional de commodities e o setor vem ganhando cada vez mais espaço na pauta exportadora. Atualmente, mais de 50% do que o Brasil exporta são commodities, principalmente as ligadas ao setor do agronegócio.

Sendo assim, profissionais que estejam entrando na área ou que querem migrar de setor, se especializar em agroexportação é uma ótima dica, visto que o setor é gigantesco e emprega milhões de brasileiros direta e indiretamente.

Soft skills

Utilizando o clichê “por último, mas não menos importante”, não poderíamos deixar de falar das soft skills, que são habilidades comportamentais que estão cada vez mais em evidência no setor de recursos humanos, que muitas vezes buscam profissionais menos técnicos porém com comportamentos que demonstrem atitudes como vontade de aprender, boa comunicação, ética, saber trabalhar em equipe, dentre outros. Então se aprimore, estude, pratique, mas jamais esqueça de trabalhar também o seu lado pessoal e buscar desenvolver esses comportamentos de vida que impulsionam a carreira de qualquer profissional.

Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

Iara Neme

Graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

adana eskort - eskort adana - mersin eskort - eskort mersin - adana eskort bayanadana eskort - eskort adana - mersin eskort - eskort mersin - adana eskort bayan