Quais As Habilidades Necessárias Para Se Ter Sucesso No Comex?

“Saiba que são suas decisões,
e não suas condições,
que determinam seu destino”
Tony Robbins

Primeiro vamos entender que as Habilidades se dividem em 2 grandes grupos: 

-> Habilidades Técnicas ou Hard Skills; 

-> Habilidades Comportamentais ou Soft Skills.

Agora trazendo isso para o Comércio Exterior, é importante ter em mente que essa é uma área bem técnica e que não dá para se aventurar. O profissional que está nela inserido ou que pretende ingressar, precisa se capacitar tecnicamente e, mais, precisa se aprofundar e se atualizar constantemente.

Costumo dizer que existem muitos profissionais nessa área que possuem um oceano de conhecimento, porém com um dedo de profundidade. 

E isso interfere no profissionalismo, nas decisões importantes que precisam ser tomadas, na confiabilidade das informações, na qualidade da entrega entre outras questões. 

É fato também que o Comex tem várias vertentes e pode não ser possível se aprofundar em todas elas, então a dica é ser generalista em temas que não impactam diretamente o seu trabalho e um especialista naquilo que depende de você. 

Um exemplo: Vamos dizer que você trabalha com Desembaraço Aduaneiro, logo nessa parte do Comércio Exterior você precisa ser uma referência, um especialista. Já em câmbio ou seguros você precisa entender bem como funciona, mas não precisa se aprofundar tanto. Afinal terão especialistas nessas áreas que você poderá contar, entende? 

O que não dá é para ser “raso” em tudo.

Dessa forma não há dúvidas de que o Comércio Exterior exige o conhecimento ou o domínio de habilidades técnicas voltadas para essa área. 

Agora, apesar de ser uma área técnica, não podemos em absoluto “desprezar” a importância do desenvolvimento de habilidades comportamentais que irão inclusive ajudar a lidar com os desafios que as atividades impõem aos profissionais e líderes no dia a dia.

Ao longo da minha carreira eu confesso que dei muito mais foco por desenvolver as habilidades técnicas e, me tornar uma referência e uma especialista no assunto, o que foi super importante é claro, porém pouca atenção eu dei ao desenvolvimento de competências comportamentais. 

O que me ajudou foi trabalhar sempre de forma ética e possuir um perfil compatível e ter a organização a meu favor, além de me interessar por resolução de problemas. Já quando comecei a exercer cargos de liderança, o que me ajudou e muito foi colocar a compaixão e empatia em prática, mas hoje com todos os novos conhecimentos adquiridos eu vejo que a minha comunicação não era das melhores e eu não possuía ferramentas para administrar melhor o meu tempo de forma a saber priorizar o que realmente era importante, ou seja, eu poderia ter potencializado muito mais o meu desempenho.

Tenho orgulho da minha trajetória, pois sempre estive presente em tudo que realizei, fazendo o meu melhor… agora hoje vejo que com mais conhecimento e desenvolvimento de competências comportamentais a caminhada poderia ter sido mais leve e significativa.

E nesse ponto, só cresce quem reconhece e está aberto ao conhecimento e a melhoria constante.

Por isso, hoje eu acredito no equilíbrio. É necessário saber dosar tanto as habilidades técnicas quanto as comportamentais. 

É importante você saber e conhecer bem o que faz. Agora tão importante quanto é saber comunicar isso.  

No final, são pessoas cuidando de processos e fazendo as coisas acontecerem, por isso não dá para olhar apenas para números e resultados e não se preocupar como tudo flui nessa caminhada.

Para mim as competências comportamentais que são de base tanto para os profissionais de Comex bem como as médias lideranças são: 

  • Autoconhecimento 
  • Ética
  • Planejamento e Organização
  • Flexibilidade e Resiliência
  • Gestão do Tempo e Produtividade
  • Comunicação Rumo a Colaboração

Já para as lideranças de alto complexidade, eu acrescentaria a Compaixão que para mim é o Sinônimo de Empatia colocada em Ação, a Escuta Ativa e a Comunicação Assertiva.

E não estou aqui apenas falando sobre isso sem fazer nada. Após uma carreira de 30 anos nessa área, eu hoje busco ajudar os profissionais e líderes que nela trabalham a se desenvolverem.

Como Coach e Mentora, eu criei Programas de Desenvolvimento que englobam principalmente essas competências que eu considero de base e tem o objetivo de contribuir com o Sucesso dos meus colegas de profissão.

Então, o que você está esperando para se desenvolver e ter sucesso?

Vamos juntos!

 

Gislaine Rossi

Coach e Mentora para o Comex e para a Vida. É também Mãe, Esposa e Amante da vida. Fundadora
da GR Consultoria e Desenvolvimento Humano. Após uma carreira de 30 anos no mundo corporativo
voltados ao Comércio Exterior, onde exerceu inclusive cargos de liderança em multinacionais de
grande porte, se reinventou para poder justamente ajudar aos profissionais e líderes da área de
Comex a se desenvolverem.

Para saber mais acesse: www.gislainerossi.com.br

mersin eskort - adana eskort bayanmersin eskort - adana eskort bayan