Sua empresa de agenciamento está preparada para o COMEX 4.0?

A grande empresa australiana com sede no Brasil, Aussie Energy, importa todos os meses peças do Japão e China para o Brasil visando a fabricação de plataformas solares que serão vendidas no mercado nacional e externo.

A empresa Aussie Energy é uma das empresas mais inovadoras do setor de placas solares, investe todos os anos em Machine Learning, Internet das Coisas, Robotização, BigData e outras tecnologias que se adequam nesse mercado.

No momento de realizar a cotação SPOT ou BID do frete internacional com um agente de carga especializado, a empresa prioriza 3 fatores:

1- Custo e Transit Time;

2- Atendimento e customização;

3- Compliance & Transparência;

Mas qual é a vantagem competitiva que diferencia um agente do outro? O relacionamento! E ao longo desse artigo você entenderá porque!

O que é Comex 4.0?

Comércio Exterior 4.0 é uma vertente da Indústria 4.0. Para quem não lembra das aulas de história, todas as revoluções passaram por grandes transformações tecnológicas e na próxima não será diferente.

O Comércio Exterior é baseado em detalhes e dados no futuro espera-se que esses dados estejam conectados e trabalhando por si, através de sistemas, softwares, ferramentas e máquinas.

E assim como as revoluções anteriores, empregos irão ser substituídos por tecnologia, e novas ocupações serão necessárias.

Já é possível encontrar algumas empresas de tecnologia anunciando “AGENCIAMENTO DE CARGA DIGITAL E AUTOMATIZADO” . Com o avanço da tecnologia esse tipo de serviço será cada vez mais comum.

O futuro do agente de carga

O agente de carga e o despachante aduaneiro são fundamentais na cadeia logística, porém sobreviverão aquelas empresas e CPFs que se adequarem melhor ao mundo digital e tecnológico, aqueles que negligenciarem os avanços tecnológicos serão fortemente prejudicados.

Assim sendo, o agente de carga deverá aproveitar a alta tecnologia para otimizar o tempo, reduzir custos e aumentar seus lucros. Mas o mais importante, entregar SUCESSO AO CLIENTE.

“Sucesso do Cliente é quando os clientes alcançam o resultado desejado com o uso do seu produto ou serviço.”

O relacionamento em todas as etapas do processo será essencial para conseguir atingir os 3 fatores explícitos no início desse texto e atingir o SUCESSO da Aussie Energy, o cliente do agente de carga ideal.

Com todas as tecnologias que estarão presentes em nosso futuro, o importador e/ou exportador ainda precisarão de custos reduzidos, um excelente atendimento, uma equipe que se importe em trazer resultados reais e que atenda suas peculiaridades.

O relacionamento que o agente de carga possui com todos os intervenientes da cadeia logística ao lado da tecnologia pode proporcionar:

  • Maior poder de barganha com fornecedores, dessa forma reduzindo custos;
  • Conhecimento e capacidade de análise crítica;
  • Capacidade de negociação com diferentes culturas;
  • Comunicação assertiva e integração entre equipes e setores, reduzindo erros;
  • Melhor análise de dados, aumentando a vantagem competitiva;
  • Fidelização e lealdade;
  • Segurança;
  • Agilidade;
  • Criatividade;
  • Redução de burocracias;
  • Aumento do lucro;

Após a leitura desse texto, você acha que a Aussie Energy, contrataria sua empresa ou outro agente de carga?

A UxComex ajuda Agentes de Carga a gerenciar os seus processos de Importação e Exportação através da tecnologia, algo que não podemos ignorar nessa nova revolução industrial.

* A Aussie é uma empresa fictícia criada para ilustrar esse texto.

Esse artigo foi escrito por Kauana Pacheco para UXComex Tecnologia

Kauana é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É criadora da página de conteúdo sobre Comércio Exterior, a ComexLand, onde escreve sobre Economia Global e Comércio Internacional.

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.