Três dicas para a sua empresa ser autêntica e conquistar mais clientes

Existe um contrato não escrito entre consumidores e profissionais de marketing: uma expectativa de que o relacionamento seja autêntico e baseado na integridade. Quando indivíduos convidam marcas para suas vidas, eles não querem apenas um produto ou serviço, eles querem uma experiência única. Da mesma forma, empresas que se abrem para conversas com os consumidores querem sinceridade em troca.

O conceito de autenticidade é maior do que o marketing e é fundamental para todos os nossos relacionamentos.

A autenticidade de uma marca não é algo superficial – algo que você possa ligar ou desligar a qualquer momento. Construir e preservar a autenticidade de uma marca exige compromisso, mas um compromisso que realmente possa conectar a empresa com o cliente.

Mas afinal, o que é autenticidade e como ela pode ajudar a sua empresa a atrair mais clientes?

Para que você entenda como cultivar a autenticidade na sua empresa, leia estas três dicas. Elas vão te ajudar a aplicar a autenticidade e conquistar mais clientes:

1. Fale como e com humanos

No cenário de consumo atual, orientado pela autenticidade, os clientes empoderados têm acesso instantâneo a todos os tipos de informações sobre as marcas que se relacionam. Eles sabem como identificar mensagens fiadas, produtos inúteis e campanhas de marketing sem sentido. Ou seja, eles não têm paciência para a falsidade. E aqui vai a dica mais importante dentro desta dica, mesmo que a sua empresa tenha centenas ou milhares de funcionários seus clientes esperam ser tratados como únicos; em uma escala humana, não corporativa. Tudo isso pelo simples fato de que: seus clientes são humanos. Você se relaciona com pessoas. Pessoas que representam marcas.

2. Compartilhe o que sua empresa acredita

As empresas autênticas são abertas sobre tudo que as faz existir. As suas motivações são as que impulsionam seus negócios. Fale abertamente sobre sua missão e o porquê de a sua marca existir, você é único, assim como a sua marca. Posicione-se, não tenha medo. Alguém sempre irá se conectar com a sua marca e isto é muito mais fácil quando seus valores estão declarados. Mas não finja ser o que não é! Isto vai lhe custar caro.

3. Envolva-se com seus clientes

Nenhuma marca pode cultivar um relacionamento autêntico com os clientes se eles não conhecerem suas preocupações e aspirações mais profundas. Empresas autênticas ouvem e se envolvem com seus clientes. Eles tentam entender por que são leais à sua marca e o que gera um vínculo com seus produtos. Já parou para pensar com quais pessoas você mantém um relacionamento profundo e duradouro? Com aquelas que você mais conhece, mais se comunica abertamente.

Para conquistar e manter o sucesso, as marcas devem estabelecer um forte senso de confiança nos seus consumidores, por meio de honestidade, do comprometimento e do envolvimento significativo com seu cliente.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre no site www.maiarakososki.com/ .

Lá você pode comprar o livro: O Poder de Uma Marca Autêntica.

 

Maiara Kososki

Doutora em Administração: especialista em autenticidade de marca. Professora bilíngue e consultora em Marketing de Marca.