Qual é o papel da agência de marketing para o comércio exterior?

Por muito tempo empresas do comércio exterior não investiram em marketing. Com o início da pandemia em 2020, as empresas da área precisaram melhorar ou criar seu posicionamento no ambiente digital. Isso porque, não era mais possível visitar clientes presencialmente ou participar de eventos e feiras presenciais. Tudo estava acontecendo no digital.  

Ainda hoje, não são todas as empresas que possuem um posicionamento forte no ambiente digital, mas aquelas que começaram antes ou durante a pandemia já colhem frutos, como: reconhecimento de marca, autoridade, leads e apoio ao setor operacional e comercial. Neste artigo falaremos sobre a importância do marketing digital para as empresas de comércio exterior e qual o papel de uma agência de marketing especializada na área.

O que faz uma agência de marketing para comércio exterior?

São diversas atividades que entram no escopo de uma agência de marketing especializada em comércio exterior, tudo começa no estudo dos objetivos da empresa, estudo do público-alvo e persona e início do planejamento estratégico, para execução de:

1- Desenvolvimento da marca

Ter uma marca forte consiste em ter uma identidade visual que transmite os valores da empresa. O logotipo e as fontes devem transmitir a comunicação que a empresa quer passar para seu público-alvo. Porém, mais do que isso, é necessário que todas as comunicações estejam alinhadas com os objetivos da empresa. 

Desenvolver a marca requer planejamento, análises, testes e execução.

2- Apoio para o setor comercial 

Imagine a seguinte situação: seu time comercial liga para um novo lead e a pessoa da do outro lado da linha nunca ouviu falar sobre a sua empresa. Porém, o seu concorrente liga para o mesmo lead e faz meses que a pessoa consome o conteúdo da empresa nas redes sociais.

Quando existe o reconhecimento de marca, há maior probabilidade de um relacionamento e possível venda.  

O setor comercial deve guiar e mostrar seus objetivos para o marketing que deve criar estratégias para alcançá-los. Para isso, é necessário trabalho em equipe, planejamento e um pleno conhecimento da empresa. 

3- Gerenciamento de redes sociais

É através das redes sociais que a empresa poderá criar seu posicionamento no ambiente digital. Para que o algoritmo de cada rede social funcione ao seu favor, é necessário entender as diferenças entre cada rede social, possuir constância e ter postagens mais qualitativas do que quantitativas.

 Algo que muitas empresas do comex ignoram é que quanto mais humanizado for o perfil, melhor serão os seus resultados. 

4- Anúncios pagos

Chamamos de anúncios pagos aqueles que a empresa investe determinado valor para que a página ou o conteúdo apareça exatamente para o público que se deseja atingir. No LinkedIn, por exemplo, é possível patrocinar um post para um profissional de determinado setor, função, nível de experiência e região. 

Então imagine que sua empresa quer atingir a indústria farmacêutica: é possível realizar um patrocínio para que a publicidade chegue até o exato tomador de decisão. Assim como tudo no marketing, os anúncios pagos exigem testes e estratégias.

5- Apoio para o setor operacional

No comércio exterior há muitas adversidades, o porto de Xangai fechou, a capatazia saiu do Valor Aduaneiro e um navio colidiu e suas rotas foram afetadas. E seu cliente adoraria estar informado com uma dessas notícias que podem afetar seus embarques. 

A comunicação gera relacionamento e relacionamento gera fidelização. É papel do marketing utilizar ferramentas para atualizar os clientes, que podem ser: e-mails automatizados, postagens, relatórios e/ou informativos periódicos.

6- Endomarketing

O comércio exterior é feito por pessoas, e até nesse sentido esse mercado é competitivo

Cada vez mais bons profissionais são cobiçados por concorrentes. O endomarketing é um ramo do marketing que visa reter e atrair talentos através de estratégias de comunicação, como: treinamentos, informativos, aniversários, brindes, prêmios, etc. 

7- Desenvolvimento de website

O website é o cartão de visitas online da sua empresa! Ele sempre deve estar atualizado, bonito visualmente e principalmente com um bom SEO ( Search Engine Optimization) para ser localizado de forma orgânica nos buscadores, como o google, por exemplo. 

8- Régua de relacionamento

A régua de relacionamento é uma estratégia para construir um relacionamento com um possível cliente e trazê-lo para a jornada de compra, esse método é um conjunto do comercial com o marketing e só funciona com pleno entendimento do público. 

9- Materiais ricos

Criar materiais ricos como ebooks, white paper, relatórios, infográficos pode servir para diferentes objetivos. 

O objetivo mais comum é criar uma base de leads, porém existem outros, como: 

  • qualificar leads e economizar o tempo da equipe (imagine que sua empresa não trabalha com novos importadores e todos os dias alguém liga perguntando como começar; Criar um ebook com os primeiros passos pode economizar um tempo valioso da equipe e quando houver um nível maior de maturidade essa empresa lembrará do ebook que a ajudou no começo e voltará a procurar a empresa).
  • aumentar a autoridade em determinado assunto.
  • testar novos produtos e serviços da empresa. 

 

10- Inteligência de marketing

Inteligência de mercado aplicado no comércio exterior é o estudo do posicionamento da empresa em relação aos principais stakeholders, dessa forma, é possível encontrar oportunidades, ameaças no mercado e ainda fortalecer pontos fortes e criar um plano para os pontos fracos que a empresa apresenta.

11-Materiais institucionais

Se você acha que ninguém mais abre apresentação institucional, você está enviando de forma errada. Os materiais institucionais da empresa devem acompanhar uma chamada no corpo de e-mail atrativa e uma estratégia de envio, isso porque até o assunto do e-mail influencia. O material deve ser em alta resolução, “leve”, bem visual e que mostre os diferenciais perante as demais apresentações que esse lead recebeu. Você tem que se destacar! 

 

Em uma feira, também é interessante ter um cartão físico e virtual e demais materiais institucionais e brindes. A agência deve criar esses materiais com excelência.

Para quem é o marketing especializado em comex? 

O comércio exterior é uma área de extrema competitividade entre os players, principalmente com o atual cenário logístico e econômico. Dessa forma o marketing auxilia empresas do comércio exterior a explorar seus diferenciais competitivos para se aproximarem de seus objetivos. 

  • Despachantes Aduaneiros, Consultores Autônomos e profissionais do comércio exterior;

O marketing pessoal é muito importante para profissionais do comércio exterior se destacarem no mercado, seja para aumentar o reconhecimento no mercado de trabalho ou transmitir maior autoridade na área. Executivos de venda que trabalham com seu marketing pessoal também trazem grandes resultados para as empresas que atuam, afinal, pessoas confiam em pessoas.

Atualmente, alguns profissionais do comex estão disseminando seus conhecimentos e criando cursos online e para isso é necessário de um bom planejamento estratégico de lançamento digital.

  • Assessorias e Consultorias

Assessorias e consultorias que queiram melhorar seu posicionamento e mostrar autoridade nas redes sociais devem ter um marketing forte no ambiente digital para atrair o público-alvo. 

  • Transportadoras

Mesmo com a marca estampada no caminhão levando o reconhecimento para todo o Brasil, transportadoras também devem ter posicionamento no ambiente digital. 

  • Exportadores 

O marketing internacional é realizado para exportadores que desejam levar suas marcas do Brasil para o mundo. Esse trabalho é desenvolvido com estudo e análise do mercado consumidor de onde a empresa quer explorar.

  • Importadores

Importadores que realizam private label também precisam de um marketing estruturado para o branding e desenvolvimento de novas vendas.

Quando contratar uma agência de marketing para comércio exterior? 

Pequenas empresas devem contar com uma agência especializada em comércio exterior desde seu início, pois ela guiará todo o processo de desenvolvimento da marca, sem a necessidade de contratação de um “estagiário de marketing” que muitas vezes ainda desconhece as próprias estratégias de marketing e principalmente desconhece o comércio exterior e suas peculiaridades, tomando assim o tempo da equipe operacional e comercial. 

Normalmente médias e grandes empresas já possuem um setor de marketing interno e buscam a contratação de uma agência especializada para o desenvolvimento de conteúdo, criação de estratégias aplicadas no comércio exterior, desenvolvimento de identidade visual, branding e website. Além disso, muitas vezes o setor de marketing da empresa está focado em campanhas internas de endomarketing e não consegue dar a devida atenção ao inbound marketing. Assim, torna-se interessante o setor de marketing ter apoio de uma agência especializada em comex.

Agência de marketing convencional ou focada em comércio exterior? Qual é a melhor?

Uma agência de marketing convencional mesmo que tente estudar o mercado de comex não consegue produzir conteúdos técnicos de qualidade, tampouco entender os diferentes players, suas comunicações e as dores do mercado. Quando empresas da área contratam uma agência convencional normalmente a equipe interna perde tempo com correções nos textos, falta de sintonia do design com o texto, ou até tem que produzir os conteúdos. 

Apenas empresas especializadas e com experiência no comércio exterior conseguem criar um plano estratégico para que a empresa atinja seus objetivos comerciais, que podem ser: reconhecimento de marca, melhorar seu posicionamento, explorar novos mercados, aumentar a base de leads e é claro aumentar suas vendas. 

Unir marketing com comércio exterior não é uma tarefa simples, isso exige profissionais qualificados nas duas áreas, pleno conhecimento do mercado e estudo e atualização constante da área. 

A comexland trabalha imersa nas atualizações do comércio exterior, por esse motivo, conhece exatamente como a informação pode se transformar em venda e fidelização do cliente. 

Quanto custa marketing especializado em comércio exterior?

O marketing especializado em Comércio Exterior é mais caro que agências convencionais. 

É necessário entender que sempre haverá o “sobrinho” que cobra valores bem mais baratos pois estão no início da carreira, ou agências convencionais que cobram valores baixos, pois ganham na quantidade e não prestam um serviço personalizado, mas sim, algo abrangente para todos seus clientes e ainda demoram de 5 a 15 dias para entregar artes ou realizar alterações. 

O comércio exterior é rápido e volátil, tudo muda muito rápido. Por isso, a agência deve ter o “timing” da comunicação, postar na hora certa, no momento certo e ter o senso de urgência. E é claro, ter um atendimento personalizado para cada tipo de cliente de acordo com seus objetivos. 

Quando é hora de mudar de agência?

Se você reconhece mais de 3 dos fatores abaixo, está na hora de mudar sua agência de marketing. Se for menos de 3, tente conversar. Caso não melhore, procure imediatamente outra agência com melhores qualificações.

  • Sua agência não acompanha as atualizações do comércio exterior;
  • Sua agência faz propaganda dela mesma em seu instagram (hashtags, marca d’água);
  • Sua agência não entrega relatórios;
  • Sua agência não tem uma boa comunicação com você.
  • Sua agência não tem atendimento personalizado para sua empresa;
  • Sua agência não cria planos personalizados;
  • Sua agência faz todos os posts iguais; 
  • Sua agência não assume erros; 
  • Sua agência não entende nada o que sua empresa faz;
  • Sua agência “some”;
  • Sua agência não trabalha com estratégias.

comexland –  agência de marketing para comércio exterior

A comexland trabalha com planos personalizados para empresas do comércio exterior. Criamos um planejamento estratégico junto ao setor comercial da sua empresa para melhorar o reconhecimento da sua marca e atrair novas oportunidades. 

Converse conosco e saiba como alcançar novos negócios através do digital!

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.

adana eskort - eskort adana - mersin eskort - eskort mersin - adana eskort bayanadana eskort - eskort adana - mersin eskort - eskort mersin - adana eskort bayan