Por que a Rotina de Comércio Exterior é tão Estressante?

Por que a Rotina de Comércio Exterior é tão Estressante?

“A Ignorância Aprisiona 

enquanto o Conhecimento Liberta”

Gislaine Rossi

Com base na frase acima, vamos entender que para superarmos algo que nos incomoda ou termos uma visão diferente para a mesma questão, é necessário adquirirmos conhecimento, Dessa forma, vamos conhecer algumas características marcantes e próprias da área de Comércio Exterior, ou Comex, para que possamos inclusive determinar se, parte do nosso estresse não vem do fato de não nos darmos conta de tais características e, a partir daí, podermos inclusive viver melhor com elas.

O Comércio Exterior é uma área Burocrática e ao mesmo tempo Dinâmica

Dois atributos por si só estressantes e ao mesmo tempo opostos, o que gera ainda mais estresse.

Afinal, como ser dinâmico em um ambiente que ainda exige que se preencha diversos documentos e se cumpra tantas outras exigências?

Apesar de esforços por parte de Autoridades Brasileiras no sentido de modernizar e simplificar os processos de importação e exportação, o Comex ainda é uma área bastante Burocrática, e, isso não irá mudar da noite para o dia, é um processo, por isso é preciso entender como as coisas funcionam e, estar melhor preparado para enfrentar os desafios impostos sem “sofrer” tanto.

O Comércio Exterior envolve várias etapas em cada processo

Outra característica do Comércio Exterior é que ele envolve diversas etapas em cada processo, seja de importação ou de exportação, além de diferentes “players” para fazer cada operação acontecer.

É muito trabalhoso e desgastante fazer com que tudo funcione perfeitamente e, que cada etapa ou cada “player” envolvido na operação cumpra a sua parte no momento exato e como deve ser.

Eu diria que é quase impossível, por isso, o melhor a fazer é trabalhar sempre com um maior prazo de entrega, considerando que imprevistos podem ocorrer.

Outro ponto importante é estabelecer parcerias e trabalhar com empresas e profissionais confiáveis e que entendam do negócio. Isso irá poupar esforços e dores de cabeça indesejáveis.

Costumo dizer que o Comércio Exterior não é uma área para se aventurar. O profissional ou prestador de serviço que está inserido nesse contexto tem que entender E bem como as coisas funcionam, principalmente do ponto de vista da legislação.

Então, é preciso ter cuidado nas contratações, pois o barato pode sair caro.

O Comércio Exterior movimenta a Balança Comercial, além de ser o coração de muitas empresas

Ainda falando sobre características da área, o Comércio Exterior movimenta a Balança Comercial Brasileira, além de ser de suma importância para diversas empresas que dependem da importação e exportação para fabricação e comercialização de produtos e serviços e, consequentemente o faturamento e lucro dos negócios estão em muitos casos relacionados as operações de Comex, o que acaba por gerar uma grande pressão quanto ao desempenho das atividades relacionadas a essa área.

Poderia listar outras particularidades, mas só por aí, dá para entender a complexidade dessa área e os desafios que ela impõe aos profissionais. 

É fato que o Comércio Exterior é uma área técnica e os profissionais precisam se atualizar constantemente para desempenharem um bom trabalho, afinal ela exige grande responsabilidade e, um erro cometido por desconhecimento da legislação, por exemplo, pode por tudo a perder.

O que fazer com tudo isso?

Um primeiro passo é não se desesperar e o segundo é se preparar.

Eu vejo que boa parte dos profissionais, e eu não fui exceção, acabam por investir bastante em se desenvolverem tecnicamente, o que é necessário, sem dúvida, pois como comentei, é uma área que exige esse conhecimento, porém para lidar com todas as outras características que listei, é fundamental desenvolver também competências comportamentais as famosas “Softskills”.

E, existem habilidades que são essenciais de serem desenvolvidas pelos profissionais e líderes dessa área.

 

O que desenvolver para lidar melhor com o dia a dia?

Algo que me ajudou e muito ao longo da minha carreira de 30 anos na área de Comex foi a “Organização”, por isso, considero como uma habilidade importante e fundamental ao bom profissional de Comex, se Planejar e se Organizar melhor em sua rotina.

Vejo as pessoas ainda muito “perdidas” em conseguir se organizar para concluir todas as tarefas, parte por falta de planejamento e, parte por fazerem uma classificação errada entre as tarefas a serem realizadas. As urgências acabam por engolir o dia a dia e ao final as pessoas estão estressadas, esgotadas e, ainda com a sensação de que não realizaram tudo o que deveriam.

Investir em um desenvolvimento do ponto de vista de Planejamento, Organização e de como Gerir Melhor o Tempo é super relevante para ajudar a estabelecer melhores critérios de forma a ser mais produtivo e eficiente, o que acaba por diminuir bastante a carga de estresse.

Outro ponto que contribui para o estresse é que o profissional acaba muitas vezes assumindo para si, fatos e eventos que acontecem e, que não estão de fato sob seu controle.

Imagine, por exemplo, que um navio atrasou a sua chegada ao porto de destino e, com isso você profissional de Comex terá um atraso na entrega da mercadoria ao seu cliente.

Ora, não está sob sua responsabilidade o atraso do navio, a menos que você seja o capitão dele e tenha pisado no freio de propósito, do contrário, eu pergunto: Adianta sofrer por esse fato?

O que está sob sua responsabilidade é informar prontamente ao cliente sobre o ocorrido. Então, ao invés de aumentar a ansiedade e o estresse tardando de transmitir a informação adiante, tenha uma atitude proativa e uma comunicação eficiente. 

Aliás, a Comunicação também é outro atributo que é necessário investir em desenvolvimento para a diminuição do estresse.

Boa parte de situações conflitantes e estressantes vem do fato de uma “falha” na comunicação ou “falta” de ela ser mais assertiva.

O que eu acredito?

Que tudo pode ser desenvolvido, basta querermos e, termos uma mudança de olhar para o que nos acontece, através do Poder da Escolha.

Escolha estar nessa área e realizar bem o trabalho que você realiza e, perceba como tudo começa a se transformar. 

Se continuar a encarar as coisas como estressantes ou como uma obrigação, tudo se torna mais pesado.

Essa escolha cabe única e exclusivamente a você.

Muitas vezes uma simples mudança de olhar torna tudo mais leve e significativo. Experimente!

E no mais…

A você meu caro colega de Comex eu recomendo que invista em Autoconhecimento e Habilidades Comportamentais para complementarem a sua carreira na área de Comex, só assim você estará melhor preparado para lidar com todos os desafios que essa área burocrática e dinâmica, mas também apaixonante nos impõe.

E como diz a Inteligência Emocional: Pare! Respire e Não Pire!

Vamos juntos! 

 

Gislaine Rossi

Coach e Mentora para o Comex e para a Vida. É também Mãe, Esposa e Amante da vida. Fundadora da GR Consultoria e Desenvolvimento Humano. Após uma carreira de 30 anos no mundo corporativo voltados ao Comércio Exterior, onde exerceu inclusive cargos de liderança em multinacionais de grande porte, se reinventou para poder justamente ajudar aos profissionais e líderes da área de Comex a se desenvolverem.

Para saber mais acesse: www.gislainerossi.com.br